Portfólio no caminho alternativo da avaliação:Documentação e seleção de evidências

Hoje termina a série de artigos sobre o portfólio como caminho alternativo de avaliação, com o último capitulo, a documentação e a seleção de evidências com a apresentação de algumas sugestões de grelhas de registo, venham daí!

Já vos apresentei a minha sugestão para a planificação e registo da linha do tempo aqui hoje venho apresentar uma forma prática para a recolha e selecção das evidências de aprendizagem dos vossos meninos, para que nada se perca e se possa usar na vossa reflexão conjunta.

Assim torna-se necessário criar grelhas de documentação onde ficam registadas as situações chave e as respetivas reflexões do educador e/ou da criança. Podem além destas grelhas utilizar os registos fotográficos e áudio que podem enriquecer o vosso portfólio.

 Todas as grelhas aqui apresentadas são apenas um exemplo das que se podem usar para este efeito.


Deixo-vos ainda algumas sugestões de bibliografia que vos pode ajudar a complementar o vosso portfólio no próximo ano letivo.

Bibliografia
  • Artigo: «Pensar avaliação, melhorar a aprendizagem», IIE, Lisboa IIE, 1994
  • Artigo: «Práticas de avaliação alternativa em educação de infância», cadernos de educação de infância, APEI; nº 84/Agosto/2008
  • Folque, M. A. (2014). O Aprender a Aprender no Pré-Escolar, O Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna (2º ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
  • Laevers, G. P. (2010). Avaliação em Educação Pré - Escolar, Sistema de Acompanhamento das Crianças. Porto: Porto Editora.
  • Malavasi, Laura e Zaccatelli, Documentar os projetos nos serviços educativos, edição portuguesa APEI, 2013
  • Shores, Elizabeth, Manual de portfólio- um guia passo a passo para o professor, Edições Artmed

Aproveitem para fazer a vossa encomenda da nossa agenda de educadores Sítio da Educação, encontrem toda a informação sobre este projeto em