Cheguei à creche e agora?????

 As férias passam a correr e muitos de nós educadores já planeamos os primeiros dias (que se avizinham difíceis) das nossas crianças que chegam à creche pela primeira vez.
Já faz algum tempo desde que enfrentei esta realidade, os frescos hoje têm 4 anos mas os primeiros dias foram difícil para todos, crianças, famílias e equipa claro, assim partilho convosco algumas das minhas estratégias para esses dias que podem não ser tão  cinzentos mas sim um pouco mais coloridos!!

O acolhimento e o choro

 Na hora de dizer adeus aos pais recebam dentro da sala as crianças e a sua família, deixem-nos apresentar o espaço aos pais, eles gostam de mostrar o brinquedo preferido, os amigos ect.. depois digam sempre a verdade à criança «a mãe vai trabalhar e depois do lanche ela volta» não será fácil evitar o choro (de pais e filhos) mas dentro de alguns dias será mais fácil garanto-vos!!
Adeus lágrimas!
Acolher não é fácil o ambiente é estranho para as crianças, mas com a experiência aprendi que em vez de irmos ter com a criança para a consolar devemos esperar que elas façam esse caminho, como? Demonstrando como é divertido estar na sala, assim eu costumo usar as bolas de sabão para o momento de acolhimento no tapete, quando todos parecem desabar em choro eu sento-me e começo a soprar balões de sabão, parece magia e o choro dá lugar (pouco a pouco) a algumas gargalhadas
.
 Façam este jogo como uma rotina de acolhimento, o grupo irá rapidamente associar este jogo à calma necessária para iniciar o seu dia!
  Podem alternar as bolas de sabão com jogos de exploração de balões, é igualmente divertido e resulta, podem oferecer o balão na hora que recebem a criança, eles adoram!!

 Vamos brincar?

As primeiras brincadeiras devem ser de exploração dos materiais da sala. Lembrem-se quanto mais material estiver disponível maior será a confusão.
Opte por explorar um elemento de cada vez e por dias alternados, um dia jogos de encaixe e outro dia livros, fantoches, o que existir na vossa sala.
 Façam as vossas actividades em locais diferenciados, um dia na sala outro no pátio do recreio, assim a criança conhece um novo espaço lúdico dentro da creche e aproveitam os bons dias de sol do mês de setembro!


Vamos ao recreio?

Nos primeiros dias de setembro há geralmente sol e nada melhor que deixar as crianças conhecerem o espaço de recreio de forma a socializar com os novos colegas.
 Usem os brinquedos disponíveis no vosso exterior e podem incluir uma manta para explorar encaixes, a pensar nos elementos mais novos que ainda não adquiriram a marcha, por exemplo.


Mãos na tinta!

As primeiras atividades de expressão plástica são sempre uma aventura, mas eles parecem gostar de colocar as mãos na tinta, assim mostro-vos o primeiro trabalho que fiz na sala de 1 ano, um painel onde apresentei aos pais o grupo dos frescos e a equipa de sala.

Á vez cada criança escolhei um cor (alguns sabiam até o nome da cor escolhido, outros apenas porque essa cor lhes chama a atenção pela sua tonalidade). Depois de umas pinceladas na mão...
Foi só decalcar na folha. Fomos formando um círculo e a cada criança eu perguntava » como te chamas?» e registava o nome (assim aproveitava para observar e avaliar a linguagem ,e auto conceito de cada um deles, registando essa informação numa ficha de registo inicial)

E porque somos uma equipa na sala dos frescos tanto eu como a minha auxiliar decalcamos também a nossa mão dizendo o nosso nome aos frescos! 

Podem completar esta atividade com o registo fotográfico acompanhado de um pequeno apontamento, onde descrevem as áreas de desenvolvimento e os objetivos desta e de todas as atividades realizadas na vossa sala. Assim criam evidências e valorizam o vosso trabalho aos olhos de quem vos visita!



Hora da sesta

No final da manhã e depois do almoço voltam as dificuldades , desta vez para adormecer, a minha dica é colocar uma música de fundo durante alguns minutos, podem devolver ás crianças os seus brinquedos de casa, para diluir as saudades e depois cantem uma canção de embalar.




 Façam sempre a mesma rotina e eles vão aprender a associar essas melodias ao sono e a aceitar dormir na escola.

Bom regresso!

Ed. Milena Branco