Temos amigos novos!!!






Para 3 novos frescos, hoje foi o seu primeiro dia na nossa sala! O Manuel, o Lourenço e a Bárbara vieram conhecer o nosso espaço preferido a nossa sala nova!
Vejam como foi!!

Já estavamos sentados na manta quando chegaram os novos meninos e as suas mamãs, um a um fomos quebrando o gelo e todos se apresentaram!
Ficámos a saber que o Lourenço adora  maquinaria pesada ...
e o Manuel gosta de desenhar!!!
Depois foi tempo de fazer uma viagem guiada ao novo espaço e há tanto para descobrir!!!


Quando as mães foram embora houve lágrimas ( das duas partes...) mas depois de um abraçinho ficaram todos contentes a desbravar terreno na sua escola nova!!!
Os frescos da nossa sala sabem bem receber os amigos novos e logo os tentaram entreter e fazer sentir melhor...




Hoje ficaram pela modelagem e fizeram grandes esculturas, vejam com estavam divertidos os dois frescos, Lourenço e Manuel!!



O Lourenço fez um cogumelo e cobras gigantes!!!!
Já o Manuel fez uma grande escultura!!!


«Uma escultura especial de três cabeças e dois braços!!» Manuel 3 anos


Bem vindos!!!
Só nos falta conhecer a Joana, que por estar de férias só virá no mês de Outubro!!
Amanhã teremos grandes projetos, «pinturas em folhas gigantes» e« coisas lindas para fazer...»

Cantinho dos papás
Dicas para enfrentar a separação nos primeiros dias...


Pré escolar, nova etapa para pais e filhos

  • «A adaptação a um novo espaço e a novas pessoas é um processo intrínseco ao desenvolvimento do ser humano e que se inicia desde muito cedo. A entrada para o jardim de infância, que regra geral ocorre a partir dos três anos , representa, para muitas crianças, o primeiro passo rumo à independência em relação aos pais, os quais se vêem obrigados a repartir a confiança e a responsabilidade de educar os seus filhos.» in, http://crescer.sapo.pt/a-entrada-no-jardim-de-infancia


  • Lembre-se, a adaptação será mais fácil se a criança sentir dos pais a confiança necessária para ficar « por sua conta» num espaço fisíco e social diferente do seio familiar.


  • A criança deve ser acompanhada pelos pais numa primeira abordagem ao ambiente escolar.
    • Combine com a criança um tempo ( usando as rotinas da sala como referência) para que ela fique na sala com os novos amigos e venha depois busca-la., procure não se atrasar pois a criança confia que você chegará à hora combinada e não devemos defraudar a confiança que ela tem em si.Quando chegar,terá uma agradável surpresa , pois eles terão um mundo de novidades para lhe contar!!
    • Traga de casa um objeto de apoio, uma foto da família, um boneco ect., assim se a saudade chegar a criança poderá sentir-se mais confortada...

    • Lembre-se a/o educara/o é um prolongamento da família, confie na/o profissional ,ela/e saberá o que fazer e se houver necessidade irá contacta-lo, deixe espaço e saia da sala quando ela/e lhe der essa indicação.
    Cada caso é um caso

    • Cada criança é um caso único, não faça comparações com os irmãos, primos ou amigos no mesmo contexto... «não existe uma duração exacta do período de adaptação, ou seja, há crianças que levam uma semana, outras um mês ou até mais, dado que este processo também depende das características pessoais de cada um e da relação que mantêm com os pais».in, http://crescer.sapo.pt/a-entrada-no-jardim-de-infancia

    • «Importa salientar que algumas crianças precisam «de uma atenção especial e de algum colinho ou alguma conversa com um adulto», enquanto outras mostram-se, desde logo, «muito autónomas e independentes e exploram livremente o novo espaço».in, http://crescer.sapo.pt/a-entrada-no-jardim-de-infancia
    As reacções  típicas  das crianças nesta fase.

    •  A criança deve sentir-se bem vinda  na escola, ser recebida por outras crianças, ouvir o que mais gostam de fazer na escola é o primeiro passo para se sentir bem.

    • Às vezes é difícil ficar sem o apoio direto da família, existem crianças que choram por longos minutos, outros um pouco menos. Algumas crianças recusam alimentar-se na escola outras ficam fisicamente doentes (náuseas, vómitos, febre, tremores... ) a boa noticia é que esses sintomas irão adorar estar diáriamente!!!

    Bom ano para todos!!
    Milena Branco