Chegou o outono


Na sala 12 já estamos todos em modo de outono, como dizia uma colega minha, este ano vamos abordar a temática do outono na data correta!! As alterações do clima assim o ditam e celebrámos a chegada em, festa, do amigo outono!!

Vejam como planeámos as nossas atividades nesta nossa segunda temática do novo ano letivo!!

A nossa manhã de segunda feira começou ao redor da mesa em assembleia, a fim de tomar notas de tudo o que já sabemos sobre... o outono!

« O parque na minha casa tem folhas no chão» Maria Q.3anos
«Foi o vento que as abanou e elas caíram todas...» Manuel 3 anos
«As folhas cheiram bem» Matilde 2 anos
«Eu acho que cheiram a pântano fedorento!!» Manuel 2 anos
«As folhas são de cores» Samuel 2 anos
«Eu vou apanhar flores e folhas» Aline 3 anos
«No outono só há folhas as flores são na primavera» Martim 3 anos
«Eu tenho uma colecção de folhas no meu carro!Amanhã trago!» Manuel 3 anos

A conversa ia animada e surgiu a ideia de ir ao jardim do recreio ver como estavam as árvores! 
Vejam como foi!

Descobrimos a relva coberta de folhas secas e resolvemos apanhar umas quantas para levar para a sala e observá.las melhor!!

Apanhámos umas bem grandes!!



Houve tempo para brincar nas folhas  e fizemos um jogo:
  • Apanhar muitas folhas e juntá-las num monte enorme!!!!
  • Depois tirámos uma foto de grupo num ambiente de outono
  • E depois contámos até 3 e fizémos as folhas voarem pelo ar!!!!
«Parece neve fofa, eu fui à neve e brinquei assim também!» Ana B. 3 anos


Depois voltámos para a sala e fomos observar as nossas folhas de outono!


Houve várias observações:
  • «Estão frias e molhadas!Foi da chuva da noite!» Lara 3 anos
  • «Cheiram a pantano fedorento Manel!» Martim 3 anos
  • «Não cheiram nada!Cheiram a outono e a terra fofa!» Lara 3 anos
Lancei a proposta: 

Frescos o que podemos fazer com tantas folhas?

« Fazemos um trabalho giro» Maria 3 anos
« Nas folhas de pintar» Leonor 3 anos

De forma mais ou menos organizada todos procuraram um lugar nas mesas de trabalho e foram buscar os marcadores« Eu vou escolher só as cores do outono!» Leonor 3 anos

- Quais são Leonor? Milena

«Amarelo, laranja, que é a que eu gosto mais, vermelho e castanho e um bocadinho de verde. Vou pintar uma roda à volta da minha folha!» Inês 3 anos

« Eu vou tirar-vos as outras cores para ninguém se enganar!» Maria 3 anos



O grupo seguiu a proposta da Inês e vejam o que fizéram


Que lindo painel de outono!!!

O Manuel apresentou uma proposta alternativa, uma escultura em plasticina muito especial...




- O que é isso Manuel? Está tão lindo! Milena
«É uma árvore de outono, mas é só a fingir! Usei a folha para ficar bonita, amanhã vou mostrar à minha mamã» Manuel 3 anos


Quem ainda duvida que planificar em grupo resulta em boas atividades??

Aqui ficam os conteúdos e competências trabalhadas:
  • Formação pessoal e pessoal ( normas de vida democrática, saber ouvir e ser ouvido, esperar pela sua vez, partilhar ideias e saberes frente ao grande grupo, ser autónomo nas sua planificação de trabalho e na escolha de materiais e técnicas a usar, respeitar o trabalho do outro, insentivar o outro a ser criativo, tecer elogios e incentivos aos colegas,)
  • Conhecimento do mundo ( mostrar curiosidade sobre o meio que nos cerca, estar atento observar, levantar questões e avançar respostas,, recolher elementos naturais e explorar todas as suas características, reconhecer características próprias das várias estações do ano, em especial o outono, conhecer, respeitar e cumprir regras de segurança rodoviária nas suas deslocações fora do recinto do ed2)
  • Expressões - Plástica  ( ser autónomo na escolha de materiais e técnicas criativas, ter sentido estático, escolher elementos naturais e incluí-los nas suas composições artísticas)
  • Expressões - Motora (formar comboio, dar a mão 2 a 2 evitar o desequilíbrio, andar em fila)
  • Expressões-Matemática-,(correr para alcançar um elemento pré-definido, distinguir um elemento de vários elementos, distinguir, nomear e indicar diferentes cores ( amarelo, laranja, castanho, vermelho e verde), conhecer e utilizar noções espaciais indicadas por um amigo ( à volta de), reconhecer e reproduzir formas geométricas nas suas criações ( círculo))
  • Expressões e comunicação - Linguagem e abordagem à escrita ( participar nos registos de grupo, observar o código escrito, reconhecer que a escrita envolve uma mensagem, alargar o vocabulário, treinar a dicção de algumas palavras, utilizar frases mais complexas)

Dicas para próximas atividades!

  • Visualização de episódios da série «gosto de ti no outono»



  • Exploração da poesia« A luta do cadeirão»
  • Organizar uma pequena dramatização





Nós vamos aprender uma canção e um poema de outono, mas isso fica para amanhã!!

Um abraço

Milena Branco