A importância dos espaços e o jogo simbólico





Todas nós quando pensamos na organização e divisão dos espaços na nossa sala, pensamos em dividi-lo por áreas/cantinhos e o que se destina ao jogo simbólico não é excepção.

Mas será que ao longo do ano o mantemos suficientemente interessante e estimulante ou o deixamos ser um espaço agradável e divertido q.b.?

Esta foi a conclusão a que cheguei na hora de avaliar a minha prática em sala e dentro desta o ponto referente à organização do espaço, verifiquei ( ao rever as fotos da área da casinha) que este espaço foi exetivamente uma casinha durante todo o ano, mas podia ter sido muito mais... decidi refletir sobre isto e partilho convosco as notas que deixei na agenda no ponto « coisas a melhorar»:
  • A área destinada ao jogo simbólico deve ser um espaço destinado a esse fim e não algo restritivo a um só jogo... a casinha pode ser apenas um dos vários cenários para o faz de conta.




                                                 
     
 imagem detirada de http://maquetopolis.blogspot.pt/


  • Este espaço deve ser alterado periodicamente ao ritmo do grupo e com base nos seus interesses, ex: a área da garagem pode transformar-se numa oficina se usarmos caixas de papelão para construir a bancada das ferramentas. As ferramentas podem vir de casa a titulo de empréstimo e juntos alargar a brincadeira para além do normal tapete de percurso rodoviário.

 imagem detirada de http://maquetopolis.blogspot.pt

  • Na área da garagem podem criar a vossa mini cidade e construir os edifícios que ficam perto da escola, os ctt, o centro de saúde, o hospital etc.., usem caixas de cereais para reciclar e façam visitas pelo espaço ao redor da escola para fazerem o vosso mapa da cidade. 








imagem de Marcos Leite
in http://mclmarco.blogspot.pt/

  • Na área da casinha sejam igualmente criativos e mudem o cenário da casinha com regularidade, podem pedir objetos ou brinquedos às famílias, a titulo de empréstimo para enriquecer o vosso espaço. Assim criem uma cidade de edifícios altos ( feitos com caixas de papelão de frigorífico) e elaborem mascarilhas de super- heroi, eles  e elas vão adorar!!!












 imagem de http://www.mariageek.com.br/

  •  A casinha é geralmente a moradia de uma família, o pai e a mãe têm geralmente um carro, façam o vosso carro familiar ou o vosso autocarro ( escolar) de acordo com a realidade do vosso grupo.






imagem de Ed. Ana Cardozo
in, http://crescernopatio.blogspot.pt/


  • Transformem o espaço da casinha em cenários familiares da criança, um cabeleireiro, com escovas, frascos de champoon ( vazios), rolos de cabelo, toalhas e molas de cabelo fazem as delicias das meninas e dos meninos! Não de esqueçam da registadora e do terminal de multibanco portátil ou uma caixa multibanco ( feita com uma caixa de cartão e com alguns cartões oferecidos pelas familias ( do tipo pingo doce, mini preço ou outros que as familias não usem.)



 foto de ed. Simone Azevedo
 in, http://simoneazevedoeducadora.blogspot.pt/


  • O médico, o hospital , a clínica da drª brinquedos fazem as delicias dos meninos, organizem a vossa clínica e juntem alguns materiais, toucas e luvas, utensílios ( vindos de casa), livro dos doi-dois, embalagens de ben-u-ron e brufem, seringas, colheres, ligaduras e fita adesiva, ect..Juntem alguns rx específicos, de mãos , pés, cabeça e deixem-nos ser doutores por alguns dias!!

in,  brinquedotecabrincandoseaprende.blogspot.com







  • Criem o vosso mercado, ou supermercado, se não tiverem banca de madeira podem construir a vossa com caixas de cartão altas, e caixas pequenas para os expositores, peçam às famílias embalagens vazias e componham as prateleiras, não se esqueçam das frutas e legumes. Neste espaço podem criar também um restaurante, dando-lhe um nome e elaborando a ementa!!



in, brinquedotecabrincandoseaprende.blogspot.co
  • Experimentem a criar por um dia uma sala de cinema, elaborem o cartaz de divulgação do filme ( que o grupo escolher), façam pipocas, abram a bilheteira, entreguem os bilhetes e sentem cada um no seu lugar, depois apaguem as luzes e tenham um bom filme!!!






in, http://www.stashkids.com.br/




  • Quem não gosta de brincar ao circo?
  • Decerto existe um menino do vosso grupo que tem uma destas tendas de brincar e porque não trazê-la para a sala, juntar chapéus divertidos, maquilhagem e narizes vermelhos!! Elaborem máscaras de animais típicos do circo, truques de magias e organizem uma manhã diferente, não se esqueçam da bilheteira e das pipocas!!!

Avaliar ajuda-nos a melhorar a nossa prática, façam a vossa reflexão e entrem renovados no novo ano letivo!

Ed. Milena Branco