Vamos estimular os cinco sentidos na creche!


 O Corpo da criança é o seu veiculo de aprendizagem e vivência por excelência, assim,. faz todo o sentido ajudá-la a conhecer o mundo, o outro e o «eu» através da exploração dos seus cinco sentidos.
Hoje a reflexão é sobre esse trabalho que deve iniciar-se na sala de creche e expandir-se ao longo de todo o pré-escolar, aumentando o grau de complexidade das atividades propostas.

«Através dos nossos sistemas sensoriais percebemos o nosso corpo e todo o ambiente à nossa volta. Aprendemos a usar a visão, a audição, o paladar, o tato, o olfato, as sensações proprioceptivas (dão informações sobre o que os músculos estão fazendo, e como eles devem se movimentar) e vestibulares ( dão informações sobre o equilíbrio, postura, controle do estado de alerta, atenção e regulação emocional) para realizarmos nossas tarefas e atividades de vida diária. As experiências e vivências sensoriais são “alimento” para o cérebro, que tem a função de “organizar as sensações do próprio corpo e do mundo, de forma a ser possível o uso eficiente do corpo no ambiente”»(AYRES, 1972).

Exploração sensorial na creche
« Quando as crianças têm espaço e liberdade para se movimentar, aprendem a medir a sua força e os seus limites. Elas exercitam-se até que o domínio da ação as faça avançar para o próximo desafio, A criança cresce a tentar descobrir o meio que a rodeia e fá-lo a brincar, para isso ela usa o seu corpo e sobretudo os seus sentidos para observar as pessoas ou objetos em movimento, sentem a temperatura das coisas, ficam atentos a uma voz e põem na boca tudo o que conseguem agarrar. Por meio da exploração, da curiosidade, da observação, as crianças procuram entender o como e o porquê das coisas que os rodeiam. »  In, Projeto curricular de sala ed. Milena Branco 2012/13

Coloquem os meninos numa piscina de bolas, eles adoram a sensação de mergulho!

Na piscina usem bolas de diferentes texturas


Usem massa mágica! A receita é simples, juntem farinha maisena e corante alimentar, depois é deixá-las explorar!
Quando a seguram fazendo pressão nos dedos a massa fica «dura», quando a pegam com suavidade a massa fica liquida, vale a pena experimentar!!



Usem balões coloridos e deixem-nos brincar uns com os outros.

Brincar ao esconde esconde é uma das atividades preferidas dos mais pequenos, escondam objetos no túnel e incentivem as crianças a entrar e rastejar dentro do túnel, façam corridas a trás das crianças e passem vocês mesmo dentro do túnel!

Na minha sala de creche tenho sempre um escorrega, nele faço escorregar objetos como bolas e balões e insentivo os meninos a subir e escorregar também!

Manusear pequenas peças pode ser perigoso, esta é uma ideia fantástica para poderem «sentir» diferentes texturas, coloquem o objetos dentro de um saco de plástico transparente e fechem-nos com fita adesiva forte, depois deixem-nos brincar!

Gosto de aliar o tato ao paladar!Brinquem com gelatina de cores e sabores diferenciados. Usem pequenas formas e copos para encher e esvaziar!

Outra atividade que tenho por hábito promover aos meus grupos é a exploração de esparguete cozido com corante, faz sucesso !!

Usem uma ou várias cores!
«Trabalhar com a expressividade, usando os sentidos nas atividades artísticas, é importante para o desenvolvimento da autoconfiança e da autonomia. Elas são ainda um meio de controlo motor, de compreensão das suas capacidades e do desenvolvimento da imaginação, fundamental para a condição humana e que estão estritamente relacionadas com o brincar In, Projeto curricular de sala ed. Milena Branco 2012/13

Para estimular tanto o lado tatil como o auditivo, gosto de usar maracas em momentos de exploração musical. Escolham as mais coloridas e toca a brincar!

Mais uma receita simples de massa de cores, junte farinha, água, um pouco de óleo e corante alimentar!


Usem chocolate na digitinta e deixem-nos pintar e saborear!

O Corante alimentar ou a gelatina diluída num pouco de farinha e água fará maravilhas!
No próximo post vamos refletir sobre a aprendizagem e exploração dos 5 sentidos na sala de pré-escolar!
Se têm outras atividades dentro desta temática e se as querem partilhar com outros colegas, enviem-nas para o nosso mail sitiodaeducacao@gmail.com ou por mensagem privada para a nossa página do facebook!
Boas partilhas, um abraço, Milena Branco!