Aprender a ginasticar - Expressão motora na creche


 Hoje falo-vos das sessões de expressão motora que realizo,uma vez por semana com o meu grupo de crianças de 1 ano!



A expressão motora é essencial para a saúde, crescimento e desenvolvimento global das capacidades expressivas, lúdicas, físicas, cognitivas e criativas da criança.
É tempo de terminar com a ideia de que a expressão motora é ou pode ser um "recreio organizado". De facto, as sessões motoras na creche é um momento que permite às crianças realizarem aquisições e aprendizagens com gosto e prazer, onde serão capazes de desenvolver capacidades, hábitos, atitudes e valores, através da apropriação de uma cultura motora. No Domínio da expressão motora são trabalhados vários conteúdos que visam o desenvolvimento global da criança.

Trabalhamos as noções do «eu» e do « outro», abordando o esquema corporal e explorando as suas capacidades físicas como a força e a despreza. ( imagens retiradas da net)



Também tento trabalhar a motricidade fina, manuseando os materiais  e realizando jogos simples com bolas e argolas. ( Imagem retirada da net)



Ao realizar este tipo de atividade, as criança acabam por desenvolver também o seu lado social e afetivo. As crianças aprendem a esperar pela sua vez de subir ao escorrega, dividir o material enfim um cem número de aspetos importantes para a nossa vida social. ( Imagem retirada da net)

Neste tipo de atividade gosto de usar os seguintes equipamentos:

Os arcos ( imagens retiradas da net)


O escorrega, tenho dois na minha instituição ( imagem retirada da net)


As bolas de diferentes tamanhos cor e textura, também disponíveis na minha instituição ( imagem retirada da net)


E o túnel claro! ( imagem retirada da net)


Tenho sempre diferentes tipos de música, uma mais calma para o começar, outras mais divertidas e mexidas para brincar e explorar os equipamentos e uma mais calma para relaxar, rebolar no chão e arrumar os materiais usados.
Trabalhar desde muito cedo a espressão motora na criança ajuda-a a desenvolver as suas competências físicas, o gosto pelo movimento, a interacção coletiva, os laços afetivos e sociais.
Espero que a partilha vos seja útil!